SISTEMAS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

A difusão e implementação de Sistemas de Atenção Primária à Saúde foi uma das preocupações centrais do IEML. Em 1989, a entidade realizou em Taubaté um encontro nacional que reuniu várias das mais expressivas experiências com agentes comunitários de saúde do Brasil. Em junho de 1991, aconteceu no IEML uma reunião da comissão pela regulamentação da profissão dos ACS. Em dezembro de 1991, o IEML firmou convênio com o Unicef para a realizar um cadastramento das experiências com ACS existentes no Brasil. Desde 1989, o IEML vem apoiando os esforços dos agentes comunitários de saúde de todo o Brasil, no sentido de divulgar e valorizar sua profissão. Em 1998, o coordenador do IEML participou de várias reuniões em Brasília (DF), e logrou o apoio de várias personalidades do governo para o reconhecimento legal da profissão do agente comunitário de saúde.

A partir de janeiro de 1997, o IEML publicou o Boletim Saúde Comunitária que foi distribuído de forma bastante capilarizada em todo o Brasil. Este boletim, graças ao apoio da Comunidade Solidária, da Caixa Econômica Federal, chegou às mãos de todas as equipes de Médicos de Família (cerca de 2.500), de todos os supervisores de ACS (cerca de 2.300), até aproximadamente 2002. O boletim era também enviado para inúmeras empresas relacionadas com o campo da Saúde, profissionais de saúde e outras entidades, públicas e privadas. A tiragem média de cada número do Boletim foi de 7.000 exemplares. O boletim tem apoiado muitas causas sociais importantes tais como a dos Agentes Comunitários de Saúde — que conquistaram o reconhecimento profissional, aos quais dedicamos um carinho especial, e a da comunidade negra brasileira, entre outros.

O IEML organizou em 1997 o 1º Seminário Interestadual de Atenção primária à Saúde: Retomando Alma-Ata. Este evento foi realizado em abril, em Campos do Jordão (SP), e contou com expositores de vários organismos internacionais (OPS, Unicef, FAO e outros) e nacionais (Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde e outros).

Em dezembro de 1998, o IEML organizou o 2º Seminário Interestadual de Atenção primária à Saúde (Comemorando 20 anos de Alma-Ata) - “A Saúde da Família e sua importância no contexto da APS”, que contou com a exposição de experiências nacionais e internacionais, entre elas a de médicos dos pés descalços da China, além de experiências de Portugal, da África, de Cuba, do Canadá e outros países.

Em novembro de 2000, o IEML realizou o III Seminário Interestadual de Atenção Primária à Saúde -” Qualidade de Vida”. Este último evento foi organizado pelo IEML em parceria com a Prefeitura Municipal de Taubaté e a Logos Pró-Saúde, e contou com o apoio da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), a Universidade de Taubaté (Unitau) e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (Agita São Paulo, Furp e Ministério da Saúde).

Em dezembro de 2001, o IEML organizou em parceria com a Secretaria de Saúde de Sobral (CE) o IV Seminário Interestadual de Atenção Primária à Saúde - Qualidade de Vida, sobre o tema “Saúde Ambiental”. O evento ocorreu no Hotel Itacaranha, em Sobral (CE) e contou com a participação de representantes de organizações internacionais, entre as quais, a da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) na figura do seu coordenador de Meio Ambiente para o Brasil.

Em 2005, o IEML organizou uma oficina sobre Atenção Primária à Saúde durante o III Fórum Social Mundial na cidade de Porto Alegre (RS), na qual foram convidados agentes comunitários de saúde de todo o Brasil.

< Voltar para página dos projetos

 
  Instituto de Estudos Monteiro Lobato
Alameda Santa Isabel . nº 43 . Cataguá
CEP: 12093-250 . Taubaté . São Paulo
55 | 12 | 3633 5317
contato@ieml.org.br
www.ieml.org.br
 
Desenvolvido por Freela Comunicação